A Alethea Psi

Alethea- Cuidados em Psicossomática.

Quem Somos

Somos um grupo, composto por psicólogas e psicanalistas especialistas em psicossomática.

Entendemos que um mal-estar orgânico e/ou psíquico é um importante acontecimento na biografia de todo ser humano e, por isso, deve ser acolhido e compreendido de maneira singular.

O que nos move

Observações, questionamentos e inquietações, que nos levam a refletir, pesquisar e estudar cada vez mais:

  • O que é ser saudável, hoje?
  • Quais as consequências de um atendimento tão fragmentado do ser humano?
  • A ênfase dada à expressão somática (sintomas físicos) de uma patologia e a busca por eliminar tais sintomas, é tratar o ser humano de forma integral?
  • É possível minimizar as divisões e as dificuldades de diálogo entre as áreas da saúde?
  • Por que e para que criamos uma sociedade cada vez mais adoecida? Qual o sentido desse adoecimento?
  • Como podemos compreender o paradoxo relacionado ao “culto ao corpo”: disponibilidade de inúmeros tratamentos oferecidos hoje pela medicina e nas diversas áreas da saúde X o número crescente de pessoas insatisfeitas e angustiadas. Rapidez e eficiência garantem sucesso no tratamento? Garantem uma vida com qualidade?

Nossa trajetória

Desde a nossa formação, e de forma cada vez mais presente, estas inquietações nos levaram a buscar alternativas de abordagem teórica que abarcassem um melhor entendimento acerca destas questões.

Nossa trajetória pessoal nos conduziu a aprofundar o estudo da psicossomática e a desenvolver um pensamento clínico a respeito do adoecimento e do significado de ser saudável.

Nesse caminho nos encontramos com a abordagem Psicossomática Psicanalítica e nos consolidamos enquanto Equipe!

Por que ALETHEA?

Ao longo desses anos muitas vezes nos perguntamos, como equipe de psicólogas que somos, “O que há em comum entre nós?”, “O que nos une?”

A resposta vem se desenhando aos poucos, com o tempo e como em todo bom encontro.

O que podemos dizer, por enquanto, é que somos profissionais apaixonadas e atentas ao ser humano, a acolher cada pessoa como um ser único, imprescindível e cheio de potenciais – se esses estão escondidos pelas dificuldades e sofrimentos, nossa escuta e presença criam um espaço para o encontro, nosso com cada um, cada um consigo mesmo.

Por isso, escolhemos o nome ALETHEA (Aletheia), do grego, que significa o “não oculto”, “não escondido”, “não dissimulado”.

ALETHEA, na Mitologia Grega, é o espírito que personifica a verdade e a sinceridade. Opondo-se a Dolo (trapaça), Apáte (engano) e Pseudeia (mentira).

A – negação

LETHE – esquecimento

 

“Nossa” ALETHEA é ESPAÇO de ACOLHIMENTO, para que cada um descubra o caminho de volta, onde não há esquecimento de si mesmo.

Nossa convicção é de que o processo terapêutico permite esse encontro, com a verdade própria de cada um, seu sentido único tanto quanto ele consiga se revelar.

Corpo e mente expressam e expressarão esse sentido, tanto quanto o que o esconde. Nosso olhar estará aí, no ser integral.

ALETHEA, então, é também CAMINHO.

Receba atualização por e-mail de Novos Artigos. Deixando um comentário.