Como Pensamos…

Como pensamos

Nós, da Equipe Alethea, consideramos que “a enfermidade é, sem dúvida, uma alteração da estrutura e do funcionamento dos órgãos, mas também é, sem dúvida alguma, em si mesma uma história, um capítulo da biografia de uma pessoa”, como nos ensina o Dr. Luís Chiozza.

Embasamos nosso olhar na Psicossomática Psicanalítica, portanto, consideramos que a doença (sintoma) é um episódio biográfico, ou seja, inerente à história de cada indivíduo e que ninguém adoece por acaso, mas sim como uma forma de expressar um conflito e tentar resolvê-lo, reestabelecendo um estado de equilíbrio.

Desta forma, concebemos a doença  (sintoma) como linguagem, ou seja, nos atentamos ao fato de que, como seres psicossomáticos que somos, teremos nossos afetos mobilizando  nosso sistema orgânico e alterando-o o tempo todo. Ao afinarmos nossa escuta sobre o tipo de manifestação somática apresentado, teremos pistas, como um caminho, para a compreensão do conflito para o qual se busca alívio.

Portanto, se olharmos para a patologia do órgão adoecido sob um único prisma, a fim de eliminá-la, perderemos a oportunidade de entender “PARA QUE ADOECEMOS”, e como é possível fazer um caminho diferenciado de tratamento.

Desenvolvemos, nesses anos de estudo e junto aos nossos pacientes, a certeza de que através da psicoterapia, a pessoa abre possibilidades de entendimento e encontra outras maneiras possíveis de exprimir e lidar com suas dificuldades, incômodos e sofrimentos, os quais incluem seu adoecimento. É no processo terapêutico que pode ressignificar sua história e buscar formas de expressar suas faltas, dores e conflitos, por vias que podem ser diferentes do adoecer.

Além de nosso embasamento teórico e das experiências em nosso campo clínico, estamos convictas que um olhar integral ao paciente se amplia e enriquece quando existem o diálogo e trabalho conjunto entre profissionais, das diversas áreas que estudam e cuidam do ser humano.

Nosso olhar “psicossomático” se faz presente e se expande, também, às outras áreas do nosso viver, seja na educação, nos aspectos sociais, nas relações interpessoais,  e em todos os possíveis cuidados de nossa alma. Em tudo, somos seres integrais.

Este site é um espaço para compartilharmos com você diversos artigos, alguns autorais, frutos de nossas reflexões e estudos e, também, para oferecermos nossos serviços e apresentarmos nosso trabalho, que é realizado com atenção e dedicação.